Top
 

Outubro Rosa: Prevenir é sempre o melhor remédio contra o câncer, alerta mastologista

Outubro Rosa: Prevenir é sempre o melhor remédio contra o câncer, alerta mastologista

A Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS) se vestiu de rosa, incorporando de forma efetiva o espírito da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. As ações foram encerradas na noite de quinta-feira (21), com uma palestra do mastologista Flavio Amorim, que alertou para a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

“A mulher é naturalmente cuidadora, mas às vezes deixa de cuidar de si mesma”, afirmou o médico, que apresentou dados sobre os tipos de câncer, a incidência entre as mulheres e os fatores de risco que devem ser observados, a exemplo do histórico familiar. De acordo com Flavio Amorim, o autoexame é uma das principais formas de detecção precoce, mas esse procedimento não substitui a mamografia.

Ainda no campo da prevenção, o palestrante alertou que alguns cuidados podem ser fundamentais: evitar consumo de bebida alcóolica, manter hábitos alimentares saudáveis e fazer atividade física. Embora o índice de mulheres acometidas seja bem mais elevado, o câncer de mama pode atingir os homens também, numa proporção de 100 para um. Na população masculina, a cada 100 casos de câncer apenas um é de mama.

“O diagnóstico do câncer de mama é feito por meio de exame clínico e exames de imagens”, explicou Flavio Amorim, lembrado que os sintomas mais comuns são surgimento de nódulos, alteração e secreção no mamilo. Mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos são o público alvo do acompanhamento permanente. O mastologista alertou ainda para o cuidado com mitos que cercam esse e outros tipos de câncer.

A iniciativa da ACEFS foi justificada pelo presidente Genildo Melo, que encerrou o evento assegurando que a entidade sempre estará aberta para promover debates com temáticas de interesse da população. “A nossa atuação não se limita a eventos voltados para os empresários, mas a todos os segmentos”, defendeu, lembrando recente reunião com lideranças políticas e empresariais para discutir a situação do Aeroporto.

Compartilhe
ACEFS

Seja o primeiro a comentar

Comentar