Top
 

Os desafios empresariais e as propostas do Sebrae para os setores produtivos  

Os desafios empresariais e as propostas do Sebrae para os setores produtivos  

Reunir pessoas que realmente se importam com Feira de Santana e se empenham por seu desenvolvimento. Essa é a proposta da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), que tem promovido eventos de grande representatividade dos setores produtivos da cidade. O mais recente teve como tema Desafios Empresariais, conduzido por Humberto Miranda, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia.

Ao invés de uma palestra recheada de números e gráficos, Humberto propôs uma roda de conversa. E deu certo. As pessoas que lotaram o auditório, entre empresários, dirigentes de entidades empresariais e lideranças políticas, participaram ativamente das discussões, durante e após a explanação do convidado.  Ele falou desde as dificuldades geradas pela pandemia de Covid-19 aos avanços tecnológicos e criação de soluções.

“Precisamos de um conselho participativo nesse processo de fazer um Brasil novo”, afirmou Humberto Miranda, destacando a importância das organizações sociais para o primeiro passo rumo às mudanças. O conselho do Sebrae, conforme explicou, representa a vontade de quem produz, seja indústria, comércio, serviço, agricultura, pesquisa. “As políticas públicas são feitas com dinheiro e o dinheiro vem do setor produtivo”, simplificou.

Humberto defendeu a interiorização do conselho para estudar o ambiente de negócios, identificar e avaliar os pontos de estrangulamento do setor produtivo e planejar as atividades nesse momento de mercado livre. “O mais importante é o nosso entendimento de que lidamos com gente e não há mais lugar para a visão distorcida de que patrão e empregado ocupam lugares opostos, são inimigos”, pontuou.

Para Genildo Melo, presidente da ACEFS, a entidade cumpre o seu papel no momento em que reúne associados e representantes de outras instituições para debater questões de interesses comuns. Ele ressaltou a presença de membros do Governo Municipal no evento, dentre eles Fanael Ribeiro, chefe de Gabinete, representando o prefeito Colbert Martins, e Antônio Carlos Borges Júnior, secretário de Desenvolvimento Social.

“É preciso de diálogo entre o setor produtivo e o governo”, destacou Genildo Melo, que abriu o evento com saudação e agradecimento aos convidados. Presentes ainda os presidentes da Faceb, Clovis Cedraz; CDL, Luís Mercês; Sindivest, Edison Nogueira; Instituto Pensar Feira, Marcelo Alexandrino; Sipaceb, João Baptista; SindFeira, Getúlio Andrade; Secofs, Marco Silva; mais o gerente regional do Sebrae, Izailton Reis; e Cíntia Portugal, representante do Conselho Municipal de Memória e Preservação.

 

Compartilhe
ACEFS

Seja o primeiro a comentar

Comentar