Top
 

Dia das Mães é ponto alto para o comércio de Feira de Santana

Dia das Mães é ponto alto para o comércio de Feira de Santana

O Dia das Mães é a segunda data mais significativa para o comércio de produtos e serviços no mercado brasileiro – a primeira é o Natal. E em Feira de Santana não é diferente. Apesar das vendas serem direcionadas para um público específico, acaba se tornando um bom momento de vendas para os mais diferentes tipos de consumidores.  Mesmo em tempos de vendas facilitadas por meio da Internet, as campanhas ainda fazem a diferença no período que antecede o segundo domingo de maio.

Pesquisas especializadas indicam que apesar da atual conjuntura econômica, as pessoas não deixarão de comprar. E para atender essa necessidade de presentear que norteia o Dia das Mães, vale o apelo emocional: Ofertas especiais, decoração atraente alusiva à data e variedade de produtos, do tradicional às novidades do mercado, de forma a contemplar o gosto de crianças e adultos – geralmente os pais levam os filhos às compras.

Não é à toa que as vendas associadas à data comemorativa movimentam altas somas em faturamento no país inteiro. Pesquisas indicam que aproximadamente 70% da população fazem pelo menos uma compra no período, apesar do receio de aumentar os gastos em momentos de incerteza econômica. “O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio varejista”, atesta o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), Marcelo Alexandrino.

Segundo o empresário, o período que antecedeu a data registrou um volume de vendas expressivo. Por ser considerado como um “segundo Natal”, os comerciantes se preparam para o Dia das Mães com ações que vão desde o abastecimento do estoque a campanhas visando aquecer as vendas. Um detalhe interessante é que o público é definido, mas a movimentação se dá em praticamente todos os ramos da atividade comercial.

Sobre o Dia das Mães

O Dia das Mães, comemorado neste domingo (12) – o comércio estará funcionando normalmente – surgiu nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental, quando um grupo de meninas, liderado por Anna Jarvis, filha de pastores, iniciou um movimento para homenagear suas mães e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços familiares. Em 1914 as datas criadas foram unificadas e a comemoração começou a ocorrer no segundo domingo de maio. No Brasil, o Dia das Mães é comemorado desde 1918.

Compartilhe
ACEFS

Seja o primeiro a comentar

Comentar