Top
 

Mães são homenageadas em evento da Associação Comercial

Mães são homenageadas em evento da Associação Comercial

Gestação gemelar, partos de risco e adoção. Três assuntos comuns em torno da maternidade foram discutidos em uma roda de conversa promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS). O encontro aconteceu sexta-feira (7) e reuniu mulheres dos mais variados segmentos da sociedade feirense. Todas foram homenageadas pela entidade em alusão ao Dia das Mães, ocorrido domingo (8).

As vivências maternas foram abordadas por três mulheres especialistas em Pedagogia, Psicoterapia e Psicanalista. Elas falaram sobre os desafios da maternidade, os sonhos no período da gestação, a responsabilidade com o processo de criação dos filhos e, sobretudo, do amor que rege todas essas situações. “Mãe não sabe quando está errando, ela sempre quer fazer o certo”, disse a pedagoga Herriete Cedraz.

Os estereótipos em torno da maternidade foram questionados de forma contundente pela psicanalista Floricéa Freitas. “O mundo precisa de mães boas, mas existem mães más, que enfraquecem os filhos”, afirmou. O que não muda, segundo ela, é o fato de toda mãe faz tudo por amor aos filhos. Falando da experiência com a própria mãe. Já a psicoterapeuta Layane Cedraz acredita que “não é necessário reproduzir padrões”.

Ao defender a necessidade de ressignificar padrões, ao invés de reproduzir, Layane se espelha na própria história.  Mãe de seis, cinco meninos e uma menina, esta a única concebida de forma natural, ainda muito jovem teve ele lidou com muita força uma gestação de quadrigêmeos (quatro meninos). Ela ainda convivia com endometriose e poli cistos nos ovários e chegou a pensar na possibilidade de adoção.

A palavra adoção trouxe à tona toda a emoção de uma mãe presente no evento. Ela contou a sua experiência e assegurou que em nenhum momento se arrependeu da escolha. “Ser mãe é muito mais do que gestar”, disse, enfatizando que o amor fala mais alto do que tudo. Outras mães se manifestaram durante o encontro, produzido por Tatiana Novais. Ela e o presidente da ACEFS, Genildo Melo, encerraram o evento distribuindo brindes para as mães presentes.

 

Compartilhe
ACEFS

Seja o primeiro a comentar

Comentar