Top
 

ACEFS lamenta falecimento de Joselito Amorim

ACEFS lamenta falecimento de Joselito Amorim

Professor Joselito Amorim

A Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS) lamenta profundamente o falecimento do professor Joselito Amorim, aos 101 anos, ocorrido domingo (4), em um hospital de Salvador, em decorrência de complicações da Covid-19. Ele integrou a diretoria da entidade, na condição de 2º secretário, nos anos 1949, 1951 e 1953.

Feirense nascido em 4 de setembro de 1919, atuou nas áreas comercial, educacional e se destacou também na política. Foi inspetor do MEC, diretor presidente da Companhia de Habitação e Urbanização da Bahia (Urbis-Cohab), membro do Conselho do Tribunal de Contas dos Municípios e primeiro presidente do órgão, secretário municipal e vereador por dois mandatos.

Presidente da Câmara Municipal no período de 1963 a 1964, foi empossado prefeito em maio de 1964, substituindo Francisco Pinto, deposto pelo governo militar, permanecendo no cargo até abril de 1967. Deu início à construção do Estádio Joia da Princesa e inaugurou o Museu Regional, o Parque de Exposição João Martins da Silva, a Estação Rodoviária, a Biblioteca Municipal e o Fórum Desembargador Filinto Bastos.

A história de Joselito Amorim, que dá nome ao maior estabelecimento de ensino da rede municipal (Ginásio Municipal), é contada no livro “O Filho da Madre”, do jornalista e ex-secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, lançado em fevereiro de 2019.

Marcelo Alexandrino de Souza

Presidente

 

 

Compartilhe
ACEFS

Seja o primeiro a comentar

Comentar