Top
 

Câmara de Mediação e Arbitragem

A Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), visando o desenvolvimento do ambiente de negócios para as empresas e para uma melhor prestação de serviços aos seus usuários, mantém em suas instalações a Câmara de Mediação e Arbitragem (CBMAE/ACEFS), trabalhando com a Mediação, Conciliação e Arbitragem (Leis: 13129 e 13140/15), visando a resolução de conflitos de maneira rápida, sigilosa e segura.

Modelos de contrato

Compra e Venda
Contrato Social
Contrato Social Limitada
Prestação de Serviço
Arbitragem

No processo arbitral, as partes têm autonomia para definir praticamente todos os detalhes. A quantidade (sempre ímpar) e o nome dos árbitros, o local em que se dará o processo, os procedimentos e as regras a serem usados no processo, se será uma arbitragem de direito ou de eqüidade, e o idioma em que se desenvolverão os trabalhos (em caso de arbitragem internacional).

O processo arbitral é mais complexo que a mediação e a conciliação, mas ainda assim, é bem mais simples que o processo judicial. Por lei, a decisão deve sair em no máximo seis meses do início do processo, e a decisão arbitral tem valor de sentença – deve ser cumprida.

Conciliação

A Conciliação é uma forma de solução extrajudicial de controvérsias em que o terceiro Conciliador (ou conciliadores se mais de um) exerce a tarefa não só de aproximar as partes desavindas, mas SUGERE e PROPÕE soluções, esforça-se para levá-las a um entendimento que ponha fim ao conflito, ou à sua expectativa.

é um processo voluntário e pacífico de resolução de controvérsias, que cria um ambiente propício para as partes se concentrarem na procura de soluções criativas e, como na mediação, sua aplicabilidade abrange todo e qualquer contexto de convivíncia capaz de produzir conflitos.

Mediação

A Mediação é uma forma de solução extrajudicial de controvérsias em que o terceiro Mediador (ou mediadores se mais de um) tem a função de aproximar as partes, para que elas negociem diretamente a solução desejada de sua divergência.

A Mediação mantém o poder decisório com as próprias partes conflitantes.

Constitui-se em recurso eficaz na solução de controvérsias originadas de situações que envolvem diversos tipos de interesses. é processo confidencial e voluntário, em que a responsabilidade pela construção das decisões cabe às partes envolvidas. Diferente da arbitragem e da Jurisdição Estatal, em que a decisão caberá sempre a um terceiro.

Os recursos técnicos da mediação são utilizados, inclusive, como estratégia preventiva, promovendo ambientes propícios à colaboração recíproca, com o objetivo de evitar a quebra da relação entre as partes.

Sua aplicabilidade abrange todo e qualquer contexto de convivência capaz de produzir conflitos.

Lista de mediadores e árbitros

Abilio das Mercês Barroso Neto

Advogado, especialista em Direito Tributário, Direito Público, Mestre em Regulação da Indústria de Energia.

Alexandre Brandão Lima

Advogado militante desde 1990, pós graduado em Direito Civil, pós graduado em Direito do Trabalho e Processo de Trabalho. Professor.

Deolindo Zocateli

Economista, professor universitário, Consultor de empresas, Mediador e Árbitro desde 2001.

Herriette Lopes Cedraz

Pedagoga, Especialização em gestão de pessoas. Gestão em Negócios e Soluções in companhy.

Hilda Ledoux Vargas de Araujo

Advogada, especialização em Direito Empresarial, Mestrado em Desenvolvimento sustentável. Professora assistente na UEFS.

Jamile Souza Calheiros dos Santos

Bacharel em Relações Internacionais e Direito. Especialista em Direito Público Municipal. Assessora Parlamentar e Jurídica da Câmara dos deputados.

Joildo Nascimento Oliveira

Contador, conselheiro da escola CETEB. Ex delegado do CRC em Feira de Santana;

Anilma Rosa Costa O. Ribeiro

Bacharela em Direito, Mestra em Segurança Pública, Justiça Cidadania, Mediadora extrajudicial, Presidente da comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB Subseção Feira de Santana.

Asdrúbal Nascimento Lima Junior

Advogado, Pós-graduado em Direito Público, Mestre em Direito Privado, Doutorando em Direito, Presidente da Comissão de Arbitragem da OB - DF, Membro da Comissão Especial da CFOAB, autor do Momento da Arbitragem.

Josemir de Carvalho Santos

Contador, Pós graduado em Política e Estratégia pela UNEB/ADESG. Experiência em auditoria. Diretor da ACEFS, mediador e árbitro.

Miguel Ângelo Nery Boaventura

Contador, Pós graduado em controladoria, professor, conselheiro do CRC, conselheiro do CETEB.

Mônica Andrade F. Bastos Mattos

Advogada com atuação na área cível e empresarial há mais de 15 anos, com capacitação em Práticas Colaborativas. Mediadora Judicial/ CNJ-TJ/BA. Mediadora Extrajudicial com diversas certificações, inclusive internacional. Professora Universitária e da Escola Superior da Advocacia da Bahia. Palestrante. Líder Coach. Atualmente, Presidente da Comissão de Práticas Colaborativas e Extrajudiciais da OAB/FSA. Membro de diversas Comissões perante a OAB/FSA, quais sejam: Mediação, Conciliação e Arbitragem, bem como Comissão de Ética. Membro da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB/BA. Profissional integrante da Câmara de Mediação e Conciliação da OAB/BA.

Sheilla Rangel

Economista, Mestra e Doutora em Engenharia da Produção. Especialista em Mediação Judicial pelo CNJ. Professora e pesquisadora.

Tatiana Sampaio Moreira Ficks

Economista e advogada, pós graduação em Gestão Empresarial.

Valdemar Adolfo da Silva

Formação em Letras e Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Gestão de Pessoas. Empresário.

Maria Lucia Santos Lima

SECRETÁRIA GERAL DA CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - ACEFS

Viviane Vilas-Bôas Costa Santos

Advogada, Mediadora, Conciliadora e Negociadora extrajudicial, Conciliadora Judicial, Vice Presidente da comissão de Mediação , Conciliação e Arbitragem da OAB Subseção Feira de Santana- Ba, Especialista em Direito Processual Civil .

Delfim Martinez Vilan

Árbitro (FGV), Mediador Judicial (CNJ), Químico e Gestor em Negócios Imobiliários, Mestre em Ecologia Aplicada a Gestão Ambiental (UFBA), Especialista em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais na Indústria (UFBA), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Olga Mettig), Especialista em Avaliação de Imóveis e Perícias (COFECI), capacitado em reconhecimento e realização funcional em métodos adequados para solução de conflitos por várias instituições.

Parceiros